Wilker Amaral Advogado

5 dicas para fazer Pix com segurança!

Quando se trata de movimentações financeiras, fortalecer a segurança nunca é demais! Por isso, trouxemos 5 dicas para você fazer o seu Pix de forma mais segura. Confira:

Use uma senha exclusiva para a sua conta bancária

A senha que você usa nos seus aplicativos financeiros é a que será solicitada para confirmação do Pix.

No caso da senha numérica, jamais use a mesma que você coloca em outras plataformas, como redes sociais por exemplo. Tenha uma senha apenas para as suas movimentações financeiras.

Assim, caso haja um vazamento do código que você cadastrou em algum outro sistema, por exemplo, um possível golpista não vai conseguir utilizá-lo para fazer um Pix.
Ah, importante: jamais deixe a senha anotada em alguma ferramenta do seu celular, como bloco de notas ou mesmo no email. Em caso de roubo do aparelho, isso vai aumentar ainda mais o risco de você sofrer com prejuízo financeiro.

Autenticação de dois fatores no WhatsApp

Como uma grande quantidade dos golpes do Pix acontecem pelo WhatsApp, ative a autenticação de dois fatores nesse aplicativo. 

Isso pode evitar que os golpistas consigam clonar o seu perfil e eventualmente engane familiares e amigos se passando por você. Para conseguir ter acesso a ele de outro aparelho, será preciso confirmar um código recebido em outro canal, como e-mail, por exemplo.

Cuidado ao cadastrar a chave Pix

A chave PIX somente deve ser cadastrada diretamente no aplicativo oficial da instituição financeira. 

E lembre-se: ninguém jamais vai ligar para ajudar você com isso, a não ser que você busque ativamente um suporte no SAC/Chat. O processo é bem simplificado e há vários vídeos oficiais que ajudam nesse processo.

Não faça transferências a familiares e amigos sem confirmar antes

Recebeu uma mensagem no WhatsApp de um parente ou amigo pedindo uma transferência? Jamais faça isso sem confirmar com a pessoa por outro canal de que realmente é ela que está solicitando esse favor.

De preferência, telefone ou pergunte pessoalmente. É rapidinho e você evita ser vítima de um golpe financeiro.

Não compartilhe códigos de verificação

Os códigos de verificação, seja do banco, WhatsApp ou qualquer outro app de uso pessoal não devem ser compartilhados com ninguém. Nenhum funcionário do seu banco ou carteira digital vai entrar em contato pedindo para você passar esse tipo de informação.

Se você receber via SMS ou e-mail algum código que não solicitou, é possível que um golpista esteja tentando acessar os seus canais. Desconfie e tome as providências necessárias.

Segurança nunca é demais: faça um Pix sem medo!

O PIX exige os mesmos cuidados que todos os outros métodos de pagamento. Atenção sempre!

Fonte: Ame Digital

Consulte sempre um advogado!!

Atendimento:

(92) 99128-6566 – Advogado Wilker Amaral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial
Facebook20
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram20
WhatsApp20