Golpe do boleto falso: 5 dicas para não cair
Golpe do boleto falso
O boleto bancário é uma das formas mais práticas de pagar contas, impostos, tributos, compras e fazer depósitos em contas e carteiras digitais. Por conta disso, o golpe do boleto falso tem feito vítimas por todo o Brasil.
Por isso, precisamos ficar sempre atentos para evitá-lo – e o principal meio para se prevenir é a informação.
Reunimos a seguir todas as principais dúvidas sobre boletos falsos, como identificá-los, quais as características dos boletos verdadeiros e dicas práticas para não cair em golpe.
O que é um boleto bancário?
Regulamentado pelo Banco Central em 1993, o boleto bancário é um método oficial de pagamentos no Brasil, responsável por mais de 3,5 bilhões de operações por ano.
Segundo estatísticas do Banco Central, no 1º trimestre de 2022, foram mais de 2 milhões de boletos bancários emitidos no país, representando R$ 2,7 milhões em pagamentos.
Com o boleto, não é necessário ter vínculo com nenhuma instituição bancária para fazer um pagamento e, para muitas empresas, é a forma mais simples de cobrar por um serviço ou produto.
Além disso, muitas empresas oferecem descontos para quem paga com boleto – o que se torna vantajoso tanto para quem paga quanto para quem recebe.
Hoje, quando se atrasa o pagamento de um boleto não há mais necessidade de emitir um novo documento. Ao fazer o pagamento, o valor é automaticamente reajustado.
O boleto bancário só existe no Brasil?
Antes de falarmos sobre o golpe do boleto falso, vamos a uma curiosidade: o Brasil é o único país que utiliza o boleto bancário como meio de pagamento.
Lá fora, em países como França, Estados Unidos e Alemanha, por exemplo, cartão de crédito, bancos online, carteiras virtuais, dinheiro em espécie e meios de pagamento personalizados são as formas mais utilizadas.
Quais são os tipos de boleto bancário?Existem três principais tipos de boleto bancário: avulso, carnê e de depósito. Cada um funciona de uma forma e tem uma finalidade, mas para o cliente final eles funcionam de maneira bem semelhante.
Boleto avulso: usado para fazer uma cobrança única; ao concluir a operação, o valor pode levar até 3 dias úteis para ser compensado.
Boleto carnê: funciona como o carnezinho de compra parcelado. Nele, as parcelas não são necessariamente descontadas automaticamente e pode haver multa por parcelamento por boleto, como é o caso do IPVA.
Boleto de depósito: usado por clientes de bancos digitais para depositar dinheiro na conta. Assim, basta pagar o boleto que o valor cai direto na sua conta. Geralmente, ele não tem custo.
Quais as vantagens de pagar com boleto?
Mesmo em época de Pix, cartões de crédito e débito, carteiras digitais e outros meios de pagamento, o boleto bancário apresenta vantagens interessantes.
Eis alguns exemplos:
• é aceito em todo o país;
• não exige que o cliente tenha conta bancária ou cartão de crédito;
• opção para pagamento de impostos e tributos, como IPVA;
• atinge clientes não habituados ou que ainda têm receio de utilizar cartão em compras online;
• custos de cobrança menores em relação às tarifas de cartão de crédito;
• podem ser pagos pela internet, aplicativo do banco, telefone, internet banking, caixas eletrônicos e casas lotéricas;
• alguns estabelecimentos dão descontos interessantes para pagamento no boleto.
O que é um boleto falso?
Boleto falso é um boleto bancário que tem todas (ou as principais) características de um boleto bancário verdadeiro – mas se você efetuar o pagamento, o valor não vai para o destino que deveria, mas sim, para as mãos de criminosos.
Por exemplo: vamos supor que você fez uma compra online em um site e decidiu pagar por boleto bancário para aproveitar um bom desconto.
Então, o boleto chega para você via e-mail da loja. Você paga direitinho e aguarda a chegada do seu produto – mas ele não chega. Enfim, você descobre que a loja era falsa e que, infelizmente, caiu no golpe do boleto falso.
Algumas pessoas podem pensar: “Nossa, mas é fácil saber se um boleto é falso, apenas gente muito inocente cai nesse golpe”. Não é bem assim.
Hoje em dia, os golpistas têm utilizado tecnologias mais sofisticadas e formas mais aprimoradas de fazer vítimas. Alguns boletos falsos são realmente parecidos com os verdadeiros e as formas de abordagem bem convincentes. Um pequeno momento de distração pode ser suficiente para você cair no golpe.
Fonte: Serasa
Consulte sempre um advogado!!
Atendimento:
(92) 99128-6566 – Advogado Wilker Amaral.
Deixe um comentário