Saiba como pagar boleto online
Pagar boleto online é seguro?
É seguro sim pagar boleto online. No entanto, nunca é demais verificar se o site e o aplicativo estão mesmo corretos e são os oficiais das instituições. É importante fazer isso assim que acessá-los – antes mesmo de fazer qualquer pagamento.
● site: assim que acessar, confira se é mesmo do seu banco, analisando o nome e o endereço na barra de navegação;
● aplicativo: quando procurar na loja de apps, faça a checagem do nome do banco e confira as avaliações feitas pelos usuários antes de fazer o download.
Como pagar boleto online
Não há mistério para pagar boleto online. O procedimento é rápido e prático, mas, ainda assim, pode trazer algumas dúvidas. Por isso, confira alguns pontos de atenção:
Verifique se já existe acesso ao aplicativo ou internet banking
Hoje em dia, quase todos os bancos disponibilizam seus serviços online para evitar o deslocamento do cliente até uma agência. O acesso pode ser feito tanto por meio do internet banking quanto por aplicativo. É possível não só pagar boleto online, como também efetuar transferências, emitir extratos e fazer compras e recargas para celular, por exemplo.
Para ter acesso ao internet banking e ao aplicativo, é necessário ter cadastro com login e senha. No caso dos bancos mais tradicionais, o primeiro acesso é feito de forma presencial. Por sua vez, os bancos digitais permitem que o cliente defina login e senha de maneira totalmente digital.Acesse o site ou aplicativo
Em qualquer plataforma, seja no site ou no app, o caminho para pagar boleto online será provavelmente o mesmo. Por isso, em primeiro lugar, procure pela aba “pagamentos”.
Ao encontrá-la, selecione o tipo de pagamento que será realizado: boletos bancários comuns, tributos (como água, luz e IPTU), fatura do cartão de crédito, Simples Nacional e outros. Escolha, portanto, a modalidade correta e confirme.
Tenha o boleto em papel ou em meio digital
Antes de pagar boleto online, é preciso estar com ele. Nesse caso, a fatura pode ser física ou até mesmo online, como as que são enviadas por e-mail ou WhatsApp, por exemplo.
Mas atenção: o boleto não pode estar com a data vencida. Se isso acontecer, talvez seja necessário emitir uma segunda via com a correção dos valores (os encargos e multas por atraso) e uma nova data para pagamento – em geral válida apenas para o dia em que foi emitida. Por outro lado, nem sempre isso é exigido. O sistema online de alguns bancos já consegue fazer uma atualização automática dos dados, ajustando o novo valor com a correção necessária.
Por isso, lembre-se de verificar a data de vencimento antes de dar continuidade ao processo.
Faça o pagamento
Para fazer o pagamento do boleto de forma online, há dois caminhos.
No caso do boleto físico, clique em “pagamento com código de barras” e, em seguida, posicione o boleto para que o código de barras seja lido. Se o pagamento for feito via aplicativo, basta colocar a câmera do próprio celular para fazer esta leitura.
No caso de boleto digital, será necessário clicar em “pagamento sem código de barras” e digitar o número dele.
Confirme os dados e digite a senha para completar a transação
Depois de inserido o código de barras, será necessário confirmar os valores e a data de pagamento. Então, não custa conferir uma última vez. Se estiver tudo certo, basta confirmar o procedimento e digitar novamente a senha para concluir a transação.
Salve o comprovante
Assim que o processo for finalizado, o sistema vai gerar o comprovante de pagamento. É possível salvar o arquivo no computador ou no celular e compartilhá-lo digitalmente via e-mail ou WhatsApp, por exemplo. Isso ajuda a manter a transação registrada. De qualquer forma, o comprovante pode ser visualizado sempre que for necessário. Para isso, basta acessar a internet banking ou app e procurar por “comprovantes”.
O documento pode ser necessário em razão do tempo que os boletos online levam para serem confirmados – o que não é imediato. Em geral, eles são compensados sempre à noite, ainda que o pagamento seja feito pela manhã. Quando a operação acontece em fins de semana ou feriados, a compensação só será feita no próximo dia útil.Fo
Fonte: Blog do Serasa
Consulte sempre um advogado!!
Atendimento:
(92) 99128-6566 – Advogado Wilker Amaral.
Deixe um comentário