Wilker Amaral Advogado

Tarifas Bancárias: o que é, quais são e como reduzir

O que são tarifas bancárias?

As tarifas bancárias são aqueles valores descontados todos os meses quando você analisa seu extrato bancário.

Eles correspondem às taxas de manutenção da sua conta, que podem incluir TED, DOC, emissão de extratos, folhas de cheque e muito mais. 

Todos os serviços oferecidos pelo banco podem ser incluídos nas tarifas, conforme o combinado e assinado em contrato no momento de abertura da sua conta. 

É importante entender que, diferentemente do que muitos pensam, tarifa e taxa bancária não correspondem à mesma modalidade de cobrança. 

A primeira se relaciona a todos os serviços cobrados à parte, oferecidos pelo banco. A segunda, por sua vez, corresponde ao valor obrigatório que os bancos cobram caso você atrase o pagamento — como os juros, por exemplo. 

Vale lembrar também que o banco só pode cobrar qualquer valor do cliente caso ele tenha sido informado a respeito do serviço a ser incluído. É impossível cobrar do cliente algo que ele não tem consciência. 

Quando os bancos podem aumentar as tarifas bancárias?

Assim, evite ao máximo perder o seu cartão de crédito ou descuidar, de modo que ele arranhe e pare de funcionar. Senão, será necessário pagar uma nova tarifa ao banco, caso você deseje recuperá-lo. 

Saques

Sacar dinheiro também corresponde a outra tarifa cobrada. Se o seu pacote com o banco inclui 5 saques mensais de até X reais, se você ultrapassar este valor ou esta quantidade terá que pagar. 

Ainda, outras instituições financeiras também cobram valores diferentes para cada agência ou localização de saque. 

Isso significa que, dependendo do caso, os caixas 24h e os caixas eletrônicos das agências físicas podem ter valores diferenciados, conforme suas localizações e especificidades. 

Impressão de extratos

Por fim, outra tarifa muito comum a ser cobrada pelos bancos é a impressão de extratos. Se você é obcecado por conferir quais os últimos lançamentos da sua conta, pode pagar mais por isso. 

Aquele procedimento tradicional de, todos os finais de semana, ir até uma agência do seu banco na sua cidade e emitir um extrato só para conferir as últimas movimentações, pode não ser vantajosa. 

O mais inteligente a fazer é contar com os extratos bancários digitais, que você acessa em menos de 5 minutos e não precisa pagar nada. 

Além de ser bom para o seu bolso, também é saudável para o meio ambiente, economizando papel e tinta. 

Fonte: Ailos

Consulte sempre um advogado!

Atendimento:

(92) 99128-6566 – Advogado Wilker Amaral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial
Facebook20
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram20
WhatsApp20